12 julho, 2017

3 marcas brasileiras de moda sustentável

Hello gatuxas e gatuxos, tudo bem? meninas hoje vou falar de 3 marcas nossas que tem a moda sustentável, o que é uma maravilha não é mesmo, imagine poder reciclar suas peças de roupa, sem deixar aquele acumulo de roupas que não usa mais, e ainda ajudar o meio ambiente? pois as marcas Insecta Shoes, Mig Jeans, e Sow Jeans, tiveram essa bela ideia, agora saiba um pouquinho de cada marca.


Insecta Shoes




Em 2014 uma das donas Barbara Mattivy tinha apenas um brechó, o Urban Vintagers, enquanto Pamela Magpali a segunda dona, tinha a própria marca de sapatos a Mag-P-Shoes. Um dia Pamela entrou na loja da Barbara, escolher umas roupas, e lá tínhamos umas peças extra, extra grandes, com estampa de araras, que estavam separadas pra conserto. A Pam viu o tecido e sugeriu que transformássemos tudo em sapato", conta Barbara, uma das sócias da mineira Insecta Shoes.

Foi a partir do sucesso dessa primeira collab entre os projetos das duas amigas que surgiu a Insecta, marca especializada em sapatos e acessórios ecológicos e 100% veganos. Após o lançamento, Laura Madalosso também entrou para o time da Insecta, que hoje é gerenciada pelas três sócias, e conta com lojas em Porto Alegre, São Paulo e no Insituto Inhotim, o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, em Brumadinho, Minas Gerais.


Insta @insectashoes



Mig Jeans 
Já ouviu falar em upcycle (ou upcycling)? A técnica consiste, basicamente, em reaproveitar peças que já estão no fim de sua vida útil, transformando-as em novas. Foi a partir de um projeto que visava transformar um antigo brechó de customização em marca que nasceu, há dois anos e meio, a MIG Jeans (RJ). "Já éramos procuradas por nossas peças jeans e pela opção de transformar através da customização, e os clientes acompanharam a mudança para a marca", conta Isa Maria Rodrigues, uma das integrantes da equipe MIG. Como o nome já assume, a MIG é focada em jeans - peças descartadas de brechós, encontradas com manchas e rasgos, doações e resíduos de empresas são recolhidos e transformados em novos produtos, prontos para serem comercializados. O compromisso da MIG com o upcycle é tão valorizado, que até mesmo os próprios resíduos que a marca produz são reaproveitados. As etiquetas das roupas da marca são confeccionadas a partir de retalhos, e botões reciclados e em desuso são escolhidos para a produção.

Insta @migjeans





Sow Jeans 

Será que para se vestir bem é necessário gastar muito dinheiro, ou ter um guarda-roupa cheio de "peças da moda"? Essa era a pergunta que faziam Jéssica Neves e Natália Caetano, há cinco anos, quando decidiram contribuir, à sua maneira, para o fim do consumo em massa - ou, pelo menos, dar um primeiro passo - nascia a Sow Jeans. Frequentadoras assíduas de brechós, elas já estavam habituadas a encontrar peças baratas e de boa qualidade por aí: "Diante disso, achamos válido passar essa ideia para frente e, como a maioria das pessoas não tem tempo para garimpar em brechós, nós passamos a fazer isso por elas, oferecendo um novo olhar", explicam.

Insta @sowjeans



Como consumir moda sustentável?

Quando o assunto é consumo consciente, as três marcas chegam em um consenso - que você pode colocar em prática levando em conta as dicas abaixo:
1. Considere montar um guarda-roupa cápsula:
Apenas com peças que você realmente vai usar. Para isso, é interessante saber bem qual é o seu estilo, conhecer seus gostos e, claro, eliminar do armário tudo aquilo que já não tem mais a ver com você.
2. Troque, garimpe e reforme:
Começar a consumir em brechós é um ótimo primeiro passo, além de ser um dos jeitos de aumentar a vida útil das roupas. Trocar peças com os amigos, também - aquela blusinha que já não faz tanto seu estilo, pode ser exatamente o item de moda que faltava no guarda-roupa de uma amiga sua, já pensou? Ah! Não se esqueça de dar uma chance às técnicas de customização e DIY - se você não tem talento para trabalhos manuais, pode começar comprando de marcas que investem no upcycle.
3. Valorize iniciativas artesanais e pequenos negócios - principalmente aqueles do seu próprio país:
Antes de correr para a primeira fast fashion que você costuma frequentar, pesquise se determinado produto que você procura não é feito, também, por alguma marca brasileira de pequeno porte. Bata ponto em feirinhas de moda, bazares e eventos que costumam divulgar essas marcas. Tudo isso cria uma atmosfera muito mais autoral e consciente para o futuro, além de aquecer a economia local, de maneira positiva.
4. Informe-se e questione:
Para comprar de maneira consciente, vale prestar atenção nas roupas que você já tem. Por acaso, você saberia dizer de onde vieram e como foram produzidas as peças que compõem o seu look nesse exato momento? Ou então, saberia dizer qual o impacto que a produção de uma "inocente" calça jeans pode causar para o meio ambiente? Se você começar a valorizar essas questões, entenderá mais sobre o ciclo de vida útil de uma roupa. Preservar o ecossistema também consiste em entender o que está por trás dele.



FONTE: taofeminino 

15 comentários:

  1. Adorei o seu post, não conhecia essas marcas. Realmente, eu não saberia dizer como foi produzida a roupa que estou usando

    ResponderExcluir
  2. Não Sabia que existia Marcas de Roupas sustentável São Lindas as Peças Gostei muito bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post, deveria ser compartilhado demais. Isso é incrivel de se saber.
    Beijos, www.rainaracarolina.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou adepta das trocas há muuuito tempo... Sempre me reúno com as amigas e trocamos aquilo que não queremos mais rsrs... Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  5. O Jeans é tão versátil que combina em qualquer modelo! E nesse não poderia ser diferente

    ResponderExcluir
  6. O jeans nunca sairá da minha vida, kkk. Amo demais! Combina com tudo.

    ResponderExcluir
  7. Show! Vou até procurar saber mais sobre isso!

    blog-oespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei que essas marcas cuidam do meio ambiente. é importante fazer bem para nos e a natureza.

    www.apressadadesainha.com

    ResponderExcluir
  9. Isso é ótimo saber, além de serem bonitos e de qualidade com certeza e o nosso planetinha agradece

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  10. Que legal, amei as peças, essaa marcas arrasam, gostei das dicas de como aderir a moda sustentável.

    ResponderExcluir
  11. Eu não tinha, até então o menor conhecimento sobre qualquer uma dessas marcas citadas. Só que ao final do post, percebi o quanto é importante saber de onde vem, como é customizada e o principal, qual o impacto que uma simples peça pode causar ao meio ambiente. Viva a sustentabilidade!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Noossa, eu não tinha conhecimento disto!
    Amei você trazer um pouco de informações e dicas maravilhosas pra gente.
    Beijos

    www.blogfalaaline.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia as marcas, mas vou dar meu apoio é claro. Vou me informar mais e fazer um consumo consciente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Nossa, eu não conhecia as marcas.
    Eu amo as roupas de jeans...
    Vou conhece, entras site as marcas..
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Que bacana, não conhecia a marca, mais adorei

    ResponderExcluir